por Wilian Delatorre

Wilian Delatorre > Agência de Turismo
Passagens Aéreas > Passagens Aéreas com Milhas>
Hotéis > Seguros > Locação de carro

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mudanças positivas no Iberia Plus - Programa de fidelidade da Iberia



Olá milheiros de todo o Brasil!

Primeiramente gostaria de agradecer a audiência de vocês! O blog está crescendo muito e espero que continue assim!

Vou falar hoje do Iberia Plus o programa de fidelidade da cia. espanhola Iberia. Eu considerava esse programa um dos piores do mundo, cheguei até a mandar um email para eles em 2011 questionando alguns detalhes e sugerindo mudanças. E para a minha surpresa algumas mudanças importantes ocorreram. A primeira delas foi a quantificação dos pontos, antes era em centenas e agora tornou-se em milhares de pontos como a maioria dos programas. Para vocês terem uma ideia de como era a pontuação na minha primeira viagem internacional com a Iberia eu ganhei 420 pontos:

200 pontos no trecho GRU-MAD
10 pontos no trecho MAD-MXP
10 pontos no trecho FCO-MAD
200 pontos no trecho MAD-GRU

Então como bom curioso que sou realizei várias simulações para saber quantos pontos seriam necessários para um retorno a Europa. Em 2009 o Iberia Plus exigia 5.400 pontos em uma passagem Round Trip na classe econômica (coragem!), ou seja, o cidadão precisaria viajar 13 vezes para a Europa pela Iberia para conseguir um bilhete prêmio, passagem essa que ás vezes nos é ofertada por R$ 1.300,00. Totalmente sem noção!!!

Fiquei um bom tempo sem acompanhar o programa por fatos como esse. Para a minha surpresa no segundo semestre de 2011 comecei a receber emails do programa me alertando da mudança dos pontos Iberia para o chamado pontos AVIOS. Através do Avios a quantificação dos pontos mudou para o múltiplo de 10, quem tinha 420 pontos por exemplo ficou com 4.200. Fazendo as contas ficou um pouco melhor a premiação e a emissão de bilhetes prêmios, porque agora é possível transferir e comprar pontos AVIOS entre participantes, sem falar na rede de parcerias que aumentaram.

Para o consumidor brasileiro as oportunidades começaram a aparecer. Anteriormente só era possível enviar pontos para o programa através dos cartões AMEX na proporção 15.000 para 1.000 (péssima) e através do programa Aclub da rede Accor de hotéis.
Mas a grande sacada ocorreu no começo de 2012 com a promoção entre o programa Multiplus (TAM) e Aclub onde foi possível enviar pontos 1:1 e do Aclub para a Iberia na proporção 2,5:1. Quem por exemplo enviou 20.000 pontos do Multiplus para o Aclub e logo em seguida enviou para a Iberia ficou com 50.000 pontos, o suficiente para emitir uma passagem do Brasil para a Europa na classe econômica, ou então ter mandado 40.000 pontos e os transformado em 100.000 e aí sim viajar na excelente classe executiva da Iberia. Hoje os cartões Amex enviam na proporção 1:1 e tornam essa opção um pouco mais interessante que antes. Espero que a Iberia atente suas ações para o mercado brasileiro e faça mais promoções com o seu programa de fidelidade.