por Wilian Delatorre

Wilian Delatorre > Agência de Turismo
Passagens Aéreas > Passagens Aéreas com Milhas>
Hotéis > Seguros > Locação de carro

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A evolução do programa de fidelidade Iberia Plus da Iberia


Olá turma!

Tenho curiosidade sobre o Iberia Plus desde que ganhei um upgrade no meu voo de volta da Europa em Agosto de 2009. Desde então tenho aprendido muito e tentado contribuir através desse blog para que o consumidor brasileiro possa aproveitar melhor as suas milhas viajadas ou conquistadas através do cartão de crédito.

O Iberia Plus antigamente era um programa de fidelidade completamente antiquado, utilizava uma contagem esquisita e para você conquistar um bilhete prêmio na classe econômica era preciso viajar 17 vezes!!! Cheguei inclusive no começo de 2011 escrever para os administradores do programa cobrando mais informações, na época falei em nome do site Aquela Passagem com a permissão do Rodrigo Purisch. Vejam:




Após a fusão com a British a coisa começou a evoluir e o grande esquema é a possibilidade de combinar os Avios entre os programas. Outra coisa importante é não confundir os avios dos programas com o Programa Avios que é destinado ao público europeu é como se fosse um Multiplus de lá que gera milhas e pontos com os mais variados estabelecimentos e parcerias.



Leiam agora uma parte de um post que coloquei no ar em Fevereiro de 2012 sobre as mudanças positivas no Iberia Plus:


Fiquei um bom tempo sem acompanhar o programa por fatos como esse. Para a minha surpresa no segundo semestre de 2011 comecei a receber emails do programa me alertando da mudança dos pontos Iberia para o chamado pontos AVIOS. Através do Avios a quantificação dos pontos mudou para o múltiplo de 10, quem tinha 420 pontos por exemplo ficou com 4.200. Fazendo as contas ficou um pouco melhor a premiação e a emissão de bilhetes prêmios, porque agora é possível transferir e comprar pontos AVIOS entre participantes, sem falar na rede de parcerias que aumentaram.

Para o consumidor brasileiro as oportunidades começaram a aparecer. Anteriormente só era possível enviar pontos para o programa através dos cartões AMEX na proporção 15.000 para 1.000 (péssima) e através do programa Aclub da rede Accor de hotéis.
Mas a grande sacada ocorreu no começo de 2012 com a promoção entre o programa Multiplus (TAM) e Aclub onde foi possível enviar pontos 1:1 e do Aclub para a Iberia na proporção 2,5:1. Quem por exemplo enviou 20.000 pontos do Multiplus para o Aclub e logo em seguida enviou para a Iberia ficou com 50.000 pontos, o suficiente para emitir uma passagem do Brasil para a Europa na classe econômica, ou então ter mandado 40.000 pontos e os transformado em 100.000 e aí sim viajar na excelente classe executiva da Iberia. Hoje os cartões Amex enviam na proporção 1:1 e tornam essa opção um pouco mais interessante que antes. Espero que a Iberia atente suas ações para o mercado brasileiro e faça mais promoções com o seu programa de fidelidade.