por Wilian Delatorre

Wilian Delatorre > Agência de Turismo
Passagens Aéreas > Passagens Aéreas com Milhas>
Hotéis > Seguros > Locação de carro

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Programas de Fidelidade - Qual a melhor opção? Por Celso.

Olá pessoal ! Tudo bem!?
Começaremos uma série sobre programas de fidelidade. o Celso preparou um material excelente. Colocarei duas análises por vez. Aproveitem.



Essa pergunta inicial não tem uma resposta definitiva. O melhor programa depende do propósito do usuário.
Em linhas gerais poderíamos citar inicialmente os nacionais.


Smiles – milhas com tempo de validade limitada e nas promoções para transferência ou compra de milhas a validade é muito menor. A disponibilidade para emissão é limitada, inexistente em algumas rotas e em algumas classes. Vem sempre tomando decisões que implicam em maior dificuldade ou aumento no custo para emissão de bilhete premio, alterando regras com frequência sempre em prejuízo do passageiro. Tem parceiros cujo premio para emissão são muitas vezes superiores aos mesmos prêmios quando emitidos por outros programas. Tem poucas emissões interessantes como com a Qatar entre a Ásia e o Oriente médio ou entre o Brasil e Perth na Austrália. A Korean oferece prêmios intra-ásia com valores módicos. Tem parceiros que cobram valores irreais neste programa como a Etihad que em outras parcerias cobra ¼ do valor pelo mesmo bilhete. Parceira da Delta com pouca disponibilidade inclusive de destinos para os Estados Unidos numa companhia ruim. Para Europa os parceiros são médios, mas a disponibilidade é ruim inclusive em classes superiores com premio altos quando comparados a outros programas. Call Center horrível, demoradíssimo para atender, com funcionários muito mal treinados. Site emite vários destinos, mas o mecanismo de busca do site é muito ruim. A partir de 20 de novembro de 2015 muda radicalmente as regras e passa a ter emissão baseada na oferta e procura, sem valor mínimo o que é uma desvantagem nítida ao consumidor. Por longo tempo fui Smiles Diamante. Hoje não aceito transferir nenhum ponto ao programa em nenhuma hipótese e não voo GOL de jeito nenhum! Para mim, só transfiro para o Smiles se houver interesse de emissão imediata. Não acredito em promoções para transferir pois na hora de emitir o valor é absurdamente aumentado.


Multiplus - milhas com tempo de validade limitada com validade inferior ao do Smiles, mas nas promoções para transferência ou compra de milhas o tempo de validade não é reduzido. A disponibilidade para emissão é limitada, inexistente em algumas rotas e principalmente em algumas classes. Ao longo dos anos tomou decisões que implicaram em imenso aumento de custo para emissão de bilhete premio, alterando regras em prejuízo do passageiro tornando-se no pior programa em termos de custo de bilhete premio. Tem parceiros cujo premio para emissão são muitas vezes superiores aos mesmos prêmios quando emitidos por outros programas. Tem poucas emissões interessantes, porém nessa situação ao tentar emitir nunca há disponibilidade nestes trechos. Onera muito os bilhetes prêmios e em muitos casos a emissão torna-se imensamente cara ao passageiro. Se procura emitir com quantidade razoável de milhas este programa não parece ser boa opção. Se seus destinos são limitados a America do Sul há boa disponibilidade com prêmios não tão onerosos. Neste último caso, somente, avalie este programa como viável. Call Center com funcionários muito mal treinados. Emissão na ONE WORLD com disponibilidade limitada via Call center. O Multiplus e o LAN PASS devem sofrer processo de integração até 2016. Não há nenhuma informação de quais regras prevalecerão e como o LAN PASS tem disponibilidade pior ainda, neste momento não transferiria nada ao Multiplus até que o novo programa tivesse regras divulgadas pois você pode ser surpreendido com regras muito desvantajosas. E se tiver milhas avalie emitir para não ser surpreendido com novas regras desvantajosas.

Continua........