por Wilian Delatorre

Wilian Delatorre > Agência de Turismo
Passagens Aéreas > Passagens Aéreas com Milhas>
Hotéis > Seguros > Locação de carro

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Programas de Fidelidade. Qual a melhor opção? Por Celso. Parte II

Continuação.....


Amigo – (Avianca Brasil) - o programa foi remodelado e agora a empresa também é Star Alliance member. As regras ainda não estão oficialmente publicadas. Parece que as milhas têm tempo de validade limitada. A disponibilidade para emissão parece ser a mesma do LIFEMILES (programa da Avianca Colômbia) mas eles negam este fato, não há disponibilidade em algumas rotas e principalmente em algumas classes. Os custos para emissão de bilhete prêmio são exorbitantes em algumas rotas em prejuízo do passageiro. Tem parceiros cujo premio para emissão são superiores aos mesmos prêmios quando emitidos por outros programas. Tem poucas emissões interessantes. Parceira da Avianca Colômbia-TACA oferece farta disponibilidade nas rotas operadas pela Avianca-Taca, mas a disponibilidade é ruim inclusive em classes superiores com premio altos quando comparados a outros programas. Se sua flexibilidade para emissão em termos de datas for limitada este programa não parece ser boa opção. Se seus destinos são limitados ao Brasil há boa disponibilidade com prêmios não tão onerosos, mas para poucos destinos. Neste último caso, somente, avalie este programa como viável. Call Center atende com funcionários muito mal treinados e que desconhecem as regras do programa. Site não emite nas parceiras da Star Alliance o que só pode ser feito via Call center que fica em SP. Dica – Neste programa Turquia é considerado Norte da Ásia.


Azul – Neste momento o programa da Azul tem limitações e internacionalmente além dos poucos destinos está atrelado a uma parceria somente com a United, companhia com serviços nitidamente ruins. Os valores para emissão de bilhetes prêmios internacionais com a United são altamente desvantajosos. Nas pouquíssimas rotas internacionais que opera o serviço ainda está sendo desenhado. Vejamos o que irão oferecer no futuro próximo. Por enquanto, exceto em situações específicas este programa ainda é muito ruim.


LifeMiles – (Avianca Colômbia) - empresa é Star Alliance member. Milhas com validade de 2 anos renovável com pagamento simbólico comprando 1.000 milhas. Não permite stop over, não permite combinações de cabine no mesmo bilhete, a disponibilidade do Call center é a mesma do site e não há como montar rota, mesmo que os bilhetes estejam disponíveis individualmente mesmo pelo Call center. A disponibilidade para emissão é boa, mas em algumas rotas e principalmente em algumas classes, inexistente. Os custos para emissão de bilhete prêmio são MUITO competitivos. Frequentemente fazem promoção de venda de milhas 2X1, ao custo aproximado de USD 33 por 1.000 milhas (2000). Permite emissão milhas mais dinheiro (custo competitivo também). Tem muitas emissões interessantes. Se sua flexibilidade para emissão em termos de datas for limitada este programa parece ser boa opção. Se seus destinos são limitados ao Brasil há disponibilidade, mas com número de destinos limitados. Avalie este programa como viável. Call Center com 0800 atende com funcionários que precisam as vezes de mais treinamento outras não. Site emite para todas parceiras da Star Alliance. Desvantagem – número muito limitado de cartões de credito parceiro para transferir milhas para o programa, exceto American Express. Dica – Neste programa Turquia é considerado Europa.

Continua.....