por Wilian Delatorre

Wilian Delatorre Personal Travel,
o seu agente pessoal de passagens com milhas e roteiros.

domingo, 25 de outubro de 2015

Emissão com milhas, o pague-contas gerando milhas, comprando milhas de programas de fidelidade, promoções gerando milhas e bilhetes pagos por Celso

Olá pessoal !
Mais um post especial da série que o Celso desenvolveu.
Embarquem nessa viagem, está muito especial.



Emissão com milhas

Se optou por emitir os bilhetes com milhas são necessárias ferramentas precisas para conhecer a disponibilidade em tempo real.
KVS TOOL - a mais completa ferramenta para conhecer a disponibilidade para emitir com milhas numa grande gama de companhias aéreas é o KVS Tool. Entretanto, a ferramenta é paga! KVS Tool , particularmente nunca necessitei ser membro para saber com precisão a disponibilidade que preciso.

Award Nexus - a ferramenta que pode ter inscrição gratuita com algumas limitações para conhecer a disponibilidade para emitir com milhas numa grande gama de companhias aéreas pode ser avaliada em Award Nexus
Expert flyer – ferramenta com muitos recursos, mas também paga. Expert Flyer

Como eu pesquiso a disponibilidade sem pagar por ferramentas?

Voo nas empresas da Star Alliance

Pesquiso inicialmente no site da United, Site United que é rápido e lhe mostra disponibilidades nos dias ao longo dos meses. Não é necessário logar ou ter inscrição para pesquisa.

Feito isso navego no site, ANA, da ANA onde você pode se inscrever gratuitamente e a partir de então pesquisar a disponibilidade na rede Star Alliance, porém agora mostra a disponibilidade dia a dia e não mais semanalmente como no passando, lembrando que eles não fornecem disponibilidade na Singapore em voos com o A380 e 77W em classes superiores. A disponibilidade mostrada é exatamente igual a da TAP.
Se pretendo emitir no LifeMiles, uso o site da United como referência e depois na data que desejo pesquiso no LifeMiles.
Outro site que você pode usar é este com pesquisa múltipla, Flisea.com
O próprio Aeroplan da Air Canadá também permite pesquisa. Necessário logar para pesquisa. Aeroplan

Voo nas empresas da OneWorld

Pesquiso inicialmente no site da British, no Executive Club,Executive Club que é rápido e lhe mostra disponibilidades nos dias ou ao longo dos meses. É necessário logar para pesquisa.
Se pretendo emitir Qantas ou Emirates vou no site próprio da primeira, que é rápido e lhe mostra disponibilidades nos dias. É necessário logar para pesquisa.
AAdvantage não emito, mas pesquiso eventual disponibilidade.
Alaska Airlines irei emitir no futuro próximo.
Amigo irei emitir no futuro próximo, mas via call center.

Voo nas empresas da Sky team

Só viajei na Air France em muitas viagens e a pesquisa pode ser feita no Flying Blue, É necessário logar para pesquisa.
Você irá voar do ponto A ao ponto B, mas no programa que você escolheu não há disponibilidade para emissão. Você desconhece quais empresas voam do ponto A ao B. Como descobrir? Neste site os voos e rotas de todos os aeroportos do mundo estão relacionados inclusive as companhias que operam, os equipamentos, etc, Open Flights
Quer acompanhar um voo pelo mundo, veja isto: Radar Box Brasil
Você precisa conhecer o que cada programa de fidelidade tem a lhe oferecer. Onde ir com o menor prêmio? Qual é o programa que lhe leva ao destino com menor número de milhas e melhor serviço? Conheça então a tabela de prêmios das empresas, Travel Sort ou neste site, Million Miles Secrets


Pague contas para gerar milhas vale a pena?

O pague contas nada mais é que um sistema de compra indireta de milhas em que seus pontos ficam acumulados na conta do cartão.
Eu desconheço na internet uma análise correta e a consequente resposta à pergunta se vale a pena ou não.
Vamos tentar responder esta pergunta sem parcialidade.
Inicialmente vejamos os cenários existentes:
1- O pague contas por uma tarifa previamente definida em reais irá gerar pontos. O valor do boleto será transformado em USD e multiplicado por um fator de premiação do nível do seu cartão gerará pontos na conta do cartão.
2- Quanto mais alto o valor da moeda americana, menor o número de pontos gerados pelo mesmo valor de boleto pago e vice-versa.
3- Quanto mais alto o nível do seu cartão (black) maior o fator de premiação que no Brasil em condições não promocionais é de 1,1 pontos por cada dólar pago em pague contas (com cobrança de tarifas razoáveis – foram excluídas tarifas exorbitantes). Entretanto, quanto maior o nível do seu cartão maior a anuidade.
4- Ao utilizar o pague contas o valor efetivo pode ser aplicado no mercado financeiro por 30 dias, ao menos, dependendo de sua disciplina nos pagamentos.
5- Em períodos de crise há natural redução nos preços dos bilhetes aéreos. Fora da temporada os preços são menores.
6- Destinos em rotas com pouca concorrência tendem a ter preços médios mais altos e pouca ou nenhuma disponibilidade para emissão com milhas.
Diante disto a resposta à pergunta se vale a pena ou não é:
Somente simulando seu caso podemos saber se vale ou não a pena.
O erro mais comum nessa avaliação é a análise estanque levando a conclusão errônea, em muitos casos. Pague contas e emissão são como bolsa de valores, o resultado somente pode ser avaliado no momento da REALIZAÇÃO (emissão do bilhete).
Vou simular minha situação pessoal, tenho um cartão Santander Unlimited Mastercard Black e nele concentro minhas despesas. Os pontos por ele gerados tem validade que nunca expiram. Nesta data no pague contas ele gera 1.1 pontos por cada USD pago em boleto. O maior valor por boleto que pode ser pago é R$ 3.000,00, pelos quais ele cobra R$ 21,90 de tarifa e R$ 11,40 de IOF totalizando por boleto R$ 33,30 e gerando nesta data, com a cotação do dólar hoje, 1 USD = R$3,8655, 853 pontos. A última anuidade deste cartão foi de R$ 816,00.
Vamos simular uma situação real para este momento. Este cartão permite transferir pontos para o programa Ibéria Plus e de lá no combine my avios, os pontos podem ser enviados a programa Executive Club da British Airways. Cada ponto do cartão se transforma num ponto do programa da British.
Vamos simular um bilhete de ida e volta GRU-LHR, em baixa temporada (onde o preço é mais barato), no programa.
Em classe econômica, executiva e primeira os prêmios são de 39.000, 150.000 e 222.000 avios, respectivamente e há disponibilidade na rota.
Os preços dos bilhetes sem taxas são USD 1.495, 3750 e 6426, respectivamente. Nesta data, o valor em moeda nacional corresponde a R$ 5.620,90, R$ 14.099,25 e R$ 24.160.47.
Para obter os prêmios em econômica, executiva e primeira classe nas condições do cartão mencionado são necessários (cada boleto pago gera 853 pontos) 46 boletos, 176 boletos e 261 boletos. O custo desses boletos seria de exatos R$ 1.531,80, R$ 5.860,80 e R$ 8.691,30.
Esse custo deve obrigatoriamente ter incluída a anuidade do cartão pois sem ele você não realiza a operação (o argumento que utiliza o cartão para outras transações não vale pois nesse caso a bonificação é superior e não há taxa de compra de mercadorias), logo a cada um dos valores acrescentamos a anuidade no valor de R$ 816,00.
Portanto o custo PRELIMINAR para obter as milhas foi de R$ 2.347,80, R$ 6.676,80 e R$ 9.507,30 e os respectivos pontos estariam na sua conta.
Suponhamos que seu cartão tenha limite que lhe permita pagar 23 boletos por mês. Assim você conseguiria emitir em ao menos 2 meses, 8 meses e 12 meses todos os boletos para os respectivos prêmios. Portanto, seriam R$ 69.000,00 ao mês em boletos. Como ao pagar o boleto você ganha prazo de até 40 dias, façamos uma média de 30 dias onde seu dinheiro aplicado renderia um mínimo de 0,5% ao mês e com isso juros mensais de R$ 345,00 devem ser abatidos dos valores.
Neste caso, teríamos um novo custo para classes econômica, executiva e primeira de R$ 1.657,80, R$ 3.916,80 e R$ 5.367,30.
Porém esses boletos pagos necessitam do que os milheiros chamam de raquetada voltando a sua conta do cartão inicial. Uso o Itaú e pago IOF de 0,38%. Logo, esse custo mensal de R$ 262,20 deve ser acrescido, assim como a anuidade desse novo cartão, R$ 840,00.
Teríamos nesse caso custo respectivo para os bilhetes de R$ 3.022,20, R$ 6.854,40 e R$ 9.353,70.
*toda esta análise só terá validade de a cotação do dólar frente ao real for a mesma durante todo o período.
Outro custo a ser computado é que o bilhete comprado gera milhas e elas tem valor comercial no mercado. Neste trecho especificamente você ganharia 5896, 17688 e 29480 avios (pontos). Supondo que 10.000 pontos valem no mínimo R$ 350,00 ao compararmos o custo do bilhete prêmio com o bilhete tarifado temos que acrescentar no custo do bilhete premio o valor correspondente aos pontos gerados pelo outro bilhete.
Assim passaríamos a ter os seguintes custos por classe no bilhete prêmio, R$ 3.228,56, R$ 7.473,48 e R$ 10.385,50.
Acontece que algumas variáveis podem ocorrer e alterar de forma brutal a análise.
Situação A - Estes valores gerariam os pontos que estão na sua conta do cartão e seu cartão altera a regra de transferência do tipo 1:1 para algo como 1,25:1 antes de você ter todos os pontos. Isso acarretará aumento do custo no seu bilhete prêmio.
Situação B – O programa de Fidelidade aumenta o valor do prêmio para emitir o mesmo bilhete. Isso acarretará aumento do custo no seu bilhete prêmio.
Situação C – Seu cartão faz uma promoção e a transferência é bonificada 1:2 e neste caso você recebe o dobro dos pontos. Isso acarretará diminuição de custo no seu bilhete prêmio.
Situação D - O programa de Fidelidade promocionalmente diminui o valor do prêmio para emitir o bilhete. Isso acarretará diminuição do custo no seu bilhete prêmio.
Entretanto, não ocorrendo nenhuma das condições das situações de A a D e você emitindo agora o bilhete, sua economia seria na classe econômica, executiva e primeira de: 42% (R$ 5.620,90/3.228,56*), 47% (R$ 14.099,25/7.473,48*) e 57% (R$ 24.160.47/10.385,50*).
*valor do bilhete premio
O custo final da milha gerada artificialmente pelo pague contas foi de R$ 0,04678, cujo custo efetivo somente na emissão poderá ser avaliado, podendo ser menor!
Nesta simulação, com estas condições, é inegável o benefício do pague contas. Porém, estamos falando de voo internacional, de longa distância.
Será que se simularmos voo nacional de curta distância e longa isto também é verdadeiro?
Vejamos:
• Para simulação, analisamos o preço do bilhete normal e a quantidade de milhas solicitada fora das promoções que podem ocorrer.
• Avaliamos dois bilhetes, round trip, entre GRU-FOR e entre CGH-SDU.
O bilhete prêmio na TAM Guarulhos – Fortaleza, round trip, na baixa estação custa R$ 767,80 com exigência de 24.000 pontos e o bilhete da ponte aérea, fora dos finais de semana, custa R$ 196,00 com exigência de 11.000 pontos. Com o pague contas teríamos necessidade de pagamento de 29 e 13 boletos que ao custo de R$ 33,40 por si só já inviabilizam a obtenção dos pontos.
Logo, para bilhetes nacionais o pague contas NÃO tem viabilidade de custo.
No exemplo citado acima, mantendo-se todas as condições relatadas, o pague contas poderia anualmente gerar um máximo de 235.000 milhas. Neste caso o custo da milha seria R$ 0,04187 ou seja cada milha custa USD 0,01 (metade do melhor valor encontrado na NET para compra de milhas) ou 50% menos que o preço bonificado em 100% que o LifeMiles oferece. Vale lembrar que nenhum programa que permita pague contas tem custo inferior ao que simulei. Todos os demais têm custo superior. Observe abaixo como esse valor para comprar milhas NÃO REALIZADAS pode ser muito barato!

A380 da Emirates

Comprar milhas vale a pena?

Nunca pense em comprar milhas como um investimento, pois o valor das milhas pode ser imensamente desvalorizado. Outro aspecto é que a compra de milhas pode ser em programa que não opere no Brasil e com isso você está totalmente desprotegido em caso de reclamação.
Só pense em comprar milhas de qualquer programa de fidelidade se for IMEDIATAMENTE emitir o benefício. Avalie sempre o custo e o benefício obtido com a despesa efetiva que terá.
Existem inúmeros programas de fidelidade que vendem pontos ou milhas. Companhias aéreas, redes hoteleiras, etc.
Vou citar apenas alguns que acho interessantes.
A- Programas de companhias aéreas
Existe um paradigma que ao comprar milhas aéreas o custo máximo das milhas seria USD 0,02.
De um modo geral você pode comprar direto no site das companhias aéreas milhas, PORÉM em quantidade anuais limitadas, via de regra e normalmente por um custo não muito compensador.
Algumas empresas frequentemente fazem promoções com venda de milhas bonificando a compra, ou seja, mantem o preço habitual de comercialização, mas num período pré-determinado comprando x milhas você receberá x+y onde y é o bônus que em muitos casos pode atingir até 100%.
Dentre os programas de milhagem que frequentemente lançam promoção bonificando a compra de milhas, estão AAdvantage da American Airlines, LifeMiles da Avianca Colômbia, Mileage Plan da Alaska Airlines, entre outros.
Você pode ter informações de promoções de vendas bonificadas de milhas nestes sites:
The Points Guy
Loyalty Lobby

Entretanto ao comprar milhas diretamente nos programas os preços ainda são muito elevados. Quando bonificadas as da American costumam ter o bônus na casa dos 40% e o mesmo na Alaska Airlines. Para American você pode emitir Etihad com prêmio imensamente inferior ao oferecido no Smiles, na Alaska também com bonificação ao redor de 40% emita Emirates e Cathay com disponibilidade farta em First Class e prêmio muito, muito competitivo e quando lançam promoção somente neste programa a quantidade de milhas que você pode comprar é ilimitada, com a Avianca há limitações de rotas e classe a serem emitidas mas há algumas barbadas na Star Alliance e frequentemente há promoções com bonificação de 100%. Nos dois primeiros programas citados se não for emitir na Etihad, Emirates ou Cathay, entendo que mesmo bonificado os valores são muito desvantajosos, lembrando que o produto American é muito ruim. No LifeMiles há necessidade de conhecer previamente a disponibilidade para ver se o destino que busca tem disponibilidade e na classe que deseja. Não compre por impulso e depois seja surpreendido com falta de disponibilidade como atingir Auckland em executiva o que não há disponibilidade nunca em nenhuma companhia.


Onde comprar milhas na NET
O primeiro site e com preço muito vantajoso é este:
The Miliage Club
o segundo site e neste é permitido compra ilimitada de milhas é este:
Buy Airlines Miles

Leia detalhadamente as regras dos sites antes de comprar as milhas.
Comprando neste site você conseguiria viajar de First Class entre Guarulhos e Barcelona, round trip, com a Singapore Airlines por USD 2213 mais taxas comprando milhas ou USD 1745 em executiva, preço excepcional.
o terceiro site First Class Flights tem opções interessantes de compra.

SANTANDER ESFERA, SEMPRE PRESENTE e similares

Os próprios programas de fidelidade dos bancos foram comentados aqui e somente em condições excepcionais podem ser usados.
Compra de milhas SMILES – O prazo de validade é ínfimo nas milhas compradas e/ou bonificadas, as tabelas mudam com frequência e sempre em detrimento do consumidor, a disponibilidade é ruim e o call center horroroso. Exceto se precisa completar um prêmio para emissão imediata, nem pense nessa possibilidade.
Promoções gerando milhas – Fique atento para não ser enganado. Promoção implica em ter o produto ofertado por preço igual ao menor preço do mercado e ainda ter milhas de bônus. Em algumas situações há grande quantidade de milhas como bônus, mas o preço não é o menor do mercado. Neste caso há uma venda de milhas disfarçada e cuidado para não estar pagando verdadeiro absurdo por elas. Outra pratica comum é a empresa ter dois sites, num ligado ao programa de fidelidade oferece milhas bônus e no seu próprio site não. Mas no segundo caso, o preço do mesmo produto é inferior. Se isso viola o Código de Defesa do Consumidor ou configura propaganda enganosa não sei, mas que isto ocorre com certa frequência posso afirmar. Desconfie de toda promoção com prazo muito curto para decidir e aderir, via de regra isto é estratégia para induzir o consumidor a adquirir algo que não o beneficiará no futuro.

A380 da Thai

Compra de pontos nas redes hoteleiras valem a pena?

Resposta imparcial a esta pergunta também depende de seu caso específico e somente simulando a situação real podemos aferir a vantagem. Citarei duas situações que entendo valer a pena.
Imagine que você irá a Sydney – NSW - próximo do Reveilon onde as diárias da rede hoteleira explodem em valor em função da procura e ele inclusive aceitam reservas pagas por um número mínimo de dias, independentemente de sua estadia. Você que ficar num hotel confortável, lá e nesse período. Como as diárias pagas em pontos tem valor fixo, se você consegui-se uma rede que lhe vendesse pontos, com promoção de desconto, sem black out dates para uso dos pontos, teria inclusive feito um hedge para evitar a disparada dos preços. Mas isto existe? Sim, neste caso a rede IHG, do hotel Intercontinental oferece todas estas condições. A compra nesta rede em outras situações pode não ser tão favoráveis.
Rede Accor – Neste caso ao transferir pontos para a rede que podem ser gerados através de parceiros (HSBC, Multiplus....) você ganha níveis de status e em alguns casos há vantagens significativas como o uso gratuito de lounges executivos nos hotéis, up grade gratuito de quarto, early check in gratuito, later check out gratuito, internet hi speed gratuito full time sem limite de transferências, possibilidades de troca de pontos por vouchers que podem ser usados em todas as despesas de hotel, para pagar inclusive locações de veículos em alguns países, etc...
A compra de pontos nas redes hoteleiras pode funcionar como mecanismo de Hedge fixando a cotação da moeda estrangeira no voucher pré-pago.
Emissão paga
Você pode não dispor de milhas para emissão e gostaria de emitir bilhetes pelo menor preço. Como fazer.
Neste caso as fontes para melhor pesquisa são estes sites: Matrix Software e o Google voos, Google Flights diante desta cotação procure sua agência e faça emissão. Se o mesmo preço não lhe for garantido procure um CONSOLIDADOR de bilhetes. Que tal este sediado nos USA que inclusive tem loja física na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro, Click Flandy
Aqui um alerta. Desconfie de bilhetes de empresas com preço muito abaixo de suas concorrentes na mesma rota. Air Mexico, Swissair, entre outras realizaram estas práticas antes de falir e o comprador ficou com o problema na mão. Em Classe econômica variação a menor maior que 10% no preço do bilhete levanta grande suspeita. Claro que promoções por curtíssimo espaço de tempo podem ocorrer, mas diferença sem limites de prazo de compra ou data de voo são altamente suspeitas.
Ao ler uma avaliação, tenha em mente que ela representa o conhecimento individual de quem a realiza. Pode ser muito bom viajar na Aerolíneas para quem só viajou de ônibus, ou Deli maravilhoso para quem vive em Karachi. Se você não conhece a experiência de vida de quem faz uma avaliação, seria prudente compará-la com muitas do mesmo local, fato, etc, para diminuir os riscos de erro.


Cuidados antes de emitir:

1- O feriado no meio do caminho- Antes de fazer a emissão verifique todos os feriados nos destinos. Informe-se sobre o que permanece aberto. Há feriados e determinados países onde tudo está fechado, principalmente feriados religiosos em determinadas culturas. Se você procura por um calendário mundial de feriados está aqui: Calendário
2- Não perca seu voo. A distância de downtown na Cidade do México ao aeroporto internacional pode ser de 4 horas, one way, dependendo do horário. No momento obras no entorno do aeroporto internacional de Los Angeles podem fazer seu deslocamento até o terminal durar mais de 2 horas! Eu particularmente levei mais de 4 horas para embarcar em Sharjah nos Emirados Árabes. Portanto, informe-se previamente sobre o deslocamento até o aeroporto na NET e ao chegar ao hotel novamente especificando o horário de decolagem, o tempo de deslocamento e se há congestionamentos no trajeto. Estas informações são importantes principalmente se seu voo for pela manhã. Avalie decolagens mais tarde.
3- Datas de grandes eventos na cidade. Amplie brutalmente seu tempo de antecedência para o aeroporto.
4- Cuidado com fronteiras de países, e informe-se detalhadamente dos tempos para evitar aborrecimento. Se está em Seattle e decolará de Vancouver saiba exatamente os tempos gastos na fronteira e previna-se contra imprevistos. Instabilidades políticas em fronteiras são critérios de exclusão de rota a meu ver.
5- Precisa de um relógio mundial, veja aqui: Time Zone Check
6- Precisa saber sobre o tempo e clima no mundo, veja aqui: Wunder

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