sábado, 11 de janeiro de 2020

O que aprendi sobre Turismo com Matias Tartiere – O Andarilho Viajante

No mês de agosto de 2019 recebi no celular as aventuras de um viajante chamado Alfredo Souza que estava percorrendo o globo com sua motoca de baixa cilindrada. Em uma dessas andanças, Alfredo já no Alaska encontra um rapaz sentadão em uma cadeira de camping. Tratava-se de Matias Tartiere um turista que estava fazendo uma volta ao mundo a pé na companhia do seu inseparável POTRO – um carrinho de armazenamento com pneus de bicicleta. Alfredo então solta: “Encontrei um louco mais louco que EU!”



Vídeo do Youtube do encontro de Alfredo e Matias

Desde então comecei a assistir os vídeos de Matias no Youtube e percebi elementos de um tipo de turismo que eu não tinha me atentado ou dado o devido valor. O turismo de vivência, aquele em que o turista suga ao máximo cada atributo do local. Matias a cada etapa diária (média de 40kms de caminhada) vai parando, respirando e aproveitando o que cada lugar tem a oferecer: seja um cachorro que adora um afago, uma fruta colhida na hora, um papo com morador local etc. Matias com simplicidade e um aparato de equipamentos consegue: sentar e preparar um café com leite sem pressa, escutar os pássaros, planejar o itinerário do dia que nem ele mesmo sabe como irá terminar.
Aprendi também a valorizar as pequenas coisas que temos em casa e não damos valor: como um banho quente, poder preparar um arroz com alho e fazer aquela macarronada que nas palavras de Matias é a especialidade da casa.
A simpatia de Matias é inegável. Ele faz questão de aprender os cumprimentos básicos de cada país. Isso fica evidente nos Balcãs (Os Bálcãs, Balcãs, ou ainda península balcânica é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia Oriental), bem como partes da Croácia, da Romênia e da Eslovênia) onde ele aprende um pouco de cada idioma para se virar e conquistar os moradores locais.

Matias e o seu POTRO

Os moradores locais ao olharem o “Potro” com o adesivo de dezenas de países reconhecem o esforço de Matias e o recompensam de alguma forma. Seja dando um litro de água, frutas, comida ou até mesmo dinheiro para ajudar nos custos de viagem. Muitos vão além disso e oferecem a própria casa para que Matias descanse, possa lavar roupas e dormir em uma cama. Os vídeos de Matias – o Andarilho Viajante - são viciantes e depois de horas assistindo é possível perceber a impressionante construção de momentos, amigos e histórias.


Confira o mapa da aventura de Matias na Europa

MAPA EUROPA

Segue um vídeo de recente de Matias em Liechtenstein 🇱🇮




Ao término de toda a playlist no Youtube (sim, assisti todos os episódios do canal dele) me bateu uma nostalgia das aventuras por Santa Catarina na infância: Abelardo Luz, Águas de Chapecó, São Domingos, Xanxerê. Foram belos finais de semana que ficarão para sempre marcados na memória.

Curiosidade: Matias no Brasil mora em Joinville e Alfredo Souza em Guaramirim - ambas cidades catarinenses.

Quem quiser ajudar então Matias Tartiere aqui está o Apoie-se dele.
APOIE-SE do ANDARILHO VIAJANTE MATIAS

Em breve farei um post sobre o Alfredo Souza - O Motochileiro.

Sugiro então que acompanhem as aventuras de Matias Tartiere e deixem nos comentários daqui algumas semanas o que acharam. Um grande abraço. Como um amigo diz: O MUNDO GRANDE e a VIDA é CURTA.
Até mais !



24 comentários:

  1. Já vi muitos posts de viajantes( carro e bike) mas quando assisti o primeiro vídeo de Matias Tartiere também me apresentou como um aventureiro bem diferente . Tive a mesma experiência de "viajar" junto com ele nas vivências do dia a dia, na valorização de coisas simples e as nuances dos seres humanos nas suas passagens pelos diversos locais. E muito interessante esse caminhar com o Andarilho Viajante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem muita verdade ali.
      Dedicação, esforço e a busca do sonho. Obrigado pela audiência.

      Excluir
  2. Muito impressionante o estilo de viajar do Matias ! fiz uma super maratona e assisti todos os videos em poucos dias ! Renan Walker USA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, realmente é viciante. A cada episódio embarcamos junto com o Super Andarilho Viajante. Abraço. Obrigado pela audiência

      Excluir
  3. Matias inspira muitos com sua simplicidade! 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Agora aguardar episódios no Marrocos e Alaska. Obrigado pela audiência.

      Excluir
  4. Enquanto muitos voltam das suas viagens contando sobre museus, lojas de grifes, hotéis 5 estrelas, monumentos...Matias, relata sua viagem com nomes de pessoas e sua cultura e seu coração acelera, não ao abrir as portas de um hotel renomado e sim, quando alguém oferece um aconchego no seu "santuário sagrado", a própria casa...enfim, esse é o Mathias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz pensar o quanto temos a disposição e não valorizamos no dia a dia. Isso aí !
      Abraço. Obrigado pela audiência.

      Excluir
  5. Assisto todos videos do Matias e adimiro muito a pessoa dele e a coragem que ele tem olha meus parabéns pra ele sou super fã deste cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos 2. Não perco um episódio. Bom demais.
      Obrigado pela audiência.

      Excluir
  6. Vc me apresentou Matias, até hoje nao perco um! Fia a dica do canal Dropei pro Mundo! Ele e o Zeck um mês pelos parques do EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo Veigalex!!!
      Sim.. comecei essa semana a assistir o "Dropei pro Mundo!"
      Muito legal.
      Grande abraço !

      Excluir
  7. Todo dia pela manhã ia comprar pão de carro sendo que a padaria ficava aproximadamente 300 metros. Sentia que precisava fazer algo mas não tinha um norte ou um simples empurrão. Deprimido, angustiado, não dormia direito e aí conheci o "Salim" assistindo Eliezer (Via Infinda). Admirado com seu slogan "com pequenos passos se pode chegar muito longe", decidi começar a caminhar. Devagar com 2 km nos primeiros dias e 6 e depois 8, 10 então comecei a me sentir melhor, a pensar com mais clareza. decidi fazer 13 km depois 15km, poxa, que bacana, um cara todo "derrotado" que não ia na esquina e agora caminhando isso tudo? As pessoas, vizinhos começaram a perceber a melhor forma que me encontrava e após dois meses comecei a correr, queria mais, comecei a fazer trilha (caminho do ouro Inhomirim / Petrópolis). Um amigo admirado pediu para ir comigo e depois outro e olha só o que Matias fez me ajudou a melhorar minha autoestima e através de mim outras pessoas. Grato Matias Tartiere. Pootrooooooo. Parabéns Willian e sei o que sentiu ao escrever sobre esse ser iluminado.Abraços... Estou no vídeo 209 da europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que relato bom de se ler Charles !
      Muito feliz por sua iniciativa.
      Eu tive essa atitude em 2003/2004 . Emagreci 40 kgs naquela jornada. Vai se conquistando uma força interna impressionante. E tudo começa no primeiro passo e na transformação p/ um hábito. Grande abraço ! Vou conferir mais uma vez o #SAV 209 ! Obrigado pelas palavras ! Vai potroooo!!!

      Excluir
  8. Vcs sao guerreiros demais!!! conheci matis por causa de eliezer e o alfredo por causa do Matias

    ResponderExcluir
  9. PARA IR A PADARIA VOU DE MOTO. AO CONHECER MATIAS, SAÍ DA MINHA ZONA DO CONFORTO.
    OBGD PELO EXEMPLO GRANDE MATIAS

    ResponderExcluir
  10. Tenho 16 anos estava em momento de muitas dúvidas e cobranças sobre o futuro quando conheci o Mathias . Agr tenho planos de trabalha por um tenpo Junta uma graninha e começar no uma viajem de bike pelo Estado de são Paulo . Muito bom o texto obgd por compartilhar oo msm .:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela audiência. Se é possível sonhar... é possível REALIZAR ! Abraço !

      Excluir
  11. Olá Andarilho Viajante. Parabéns pelos vídeos e comentários, são sempre mt engraçados. É um grande aprendizado viajar com vc. Que Deus ilumine sua vida hoje e sempre !!! 👏🙋‍♀️⚘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o Matias mas já tive oportunidade de conversar com ele.
      Obrigado pela audiência! Vamos sempre compartilhar os vídeos dele. Abraço !

      Excluir
  12. Durante a pandemia de quarentena em casa encontrei o Alfredo e o Matias, foram dias assistindo, e vendo a disposição que ambos tem que foi que superei os meus dias de reclusão da quarentena, Matias você é pura superação.

    ResponderExcluir

Como Requerer seu Passaporte Brasileiro

Olá pessoal! Segue o passo a passo para que você possa Requerer um Passaporte Brasileiro Acesse a página da Polícia Federal REQUERER PASS...