quarta-feira, 28 de julho de 2010

Veneza - O encanto da cidade alagada


Um dos lugares mais lindos e ao mesmo tempo mais quentes em que já estive.
Quem pensa em chegar na Itália no mês de Agosto prepare-se. A temperatura média nos trÊs dias em que estive na região de Vêneto ficou na casa dos 37 graus celsius, mas a sensação era de 40.
Ao chegar na balsa que leva os turistas da parte terrestre para a parte alagada, trajeto esse que leva em torno de 40 minutos, tive a oportunidade de parar na pequena ilha de Murano, famosa pela sua fábrica centenária de cristais.
Lá pude conhecer a técnica artesanal e familiar de confecção dos cristais, tudo na base do talento na manipulação do vidro e do assopro. Logo após a apresentação que ocorre nas instalações da fábrica é oferecido um tour pelas lojas. Uma bela oportunidade de presentear os amigos ou parentes. Para quem não quer correr o risco de transportar os cristais de Murano, as lojas enviam por correio a mercadoria adquirida.

O centro da cidade é algo inesquecível, o charme dos canais com as suas tradicionais gôndolas, a praça de São Marcos e a ponte Rialto e a dos Suspiros. Foi exatamente nessa ponte que eu suspirei e resolvi me esconder do sol escaldante. Fiquei bem no extremo do canal, embaixo de uma árvore e um bebedouro público. Fiquei ali cerca de quatro horas, não tinha mais energia para continuar caminhando. Mais uma dica para quem pretende conhecer Veneza nessa época do ano, o cuidado com a insolação e desidratação. Muito cuidado com o preço das coisas também, uma água gelada (500ml) lhe custará a bagatela de 2 Euros e um sorvete artesanal na casa dos 3 euros. Eu sei que devemos nos dar alguns presentes nessa vida, mas para quem gosta de economizar vai a dica: Abasteça-se de líquidos nos supermecados, porque o preço é exatamente igual aos supermercados brasileiros, abasteça o frigobar do hotel e depois leve na mochila durante o passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Requerer seu Passaporte Brasileiro

Olá pessoal! Segue o passo a passo para que você possa Requerer um Passaporte Brasileiro Acesse a página da Polícia Federal REQUERER PASS...