terça-feira, 19 de julho de 2011

Visita ao Planetário do Rio de Janeiro


Para quem adora cosmologia e astronomia a visita ao Planetário é sempre um ótimo passeio. Na minha última visita ao Rio de Janeiro decidi visitá-lo. O planetário do Rio fica na Gávea, Rua Vice-Governador Rubens Berardo, nº100, pertinho da PUC.

Pude perceber que o planetário tem suas limitações e está mais focado para excursões escolares do que propriamente amantes da astronomia. Mas como no Brasil o investimento em divulgação científica é baixo, precisamos aproveitar o pouco que dispomos.

O horário de funcionamento para visitas é de segunda á sexta em horário comercial com o custo de RS 8,00 a entrada, moradores da cidade ganham desconto. Aos finais de semana e feriados existem sessões especiais na Cúpula Carl Sagan com o custo de R$ 8,00 (meia entrada) e R$ 16,00 inteira. Essas sessões contemplam projeções do espaço graças um planetário óptico de última geração. Confira a programação em: http://www.planetariodorio.com.br/index.php?view=categoryevents&id=10%3Asessoes-de-cupula&option=com_eventlist&Itemid=128

Além da cúpula é possível experimentar outras ferramentas interativas como os simuladores de peso e massa dos planetas, o entendimento das órbitas celestes e vídeos das missões da Nasa.



Ao subir os andares do complexo o visitante tem a oportunidade de entender como surgiu o Universo, a origem das estrelas e planetas, como o Cosmo formatou a vida no nosso planeta e a sua evolução.


No último andar pude acompanhar a vida e obra de Galileu Galilei e a sua saga como observador do Universo e co-criador do telescópio.

Além das exposições, existem apresentações artísticas (Astros em Cena) a próxima será a Ed Motta. Caso você queira é possível locar o local para festas de aniversário ou eventos.

Fica a dica para um passeio diferente e instrutivo. Não deixe de levar a sua família ou seu filho ao menos uma vez na vida para um Planetário. Como diria Carl Sagan "Nós somos uma maneira do Cosmos se entender".

Um comentário:

  1. Vergonha de mim: sempre vou ao Rio e não sabia que lá tinha um planetário.

    Eu sei que o Ballack se aposentou só da Seleção, mas era meu sonho vê-lo jogando com a 13 da Alemanha! =(

    Beijo!

    ResponderExcluir

Como Requerer seu Passaporte Brasileiro

Olá pessoal! Segue o passo a passo para que você possa Requerer um Passaporte Brasileiro Acesse a página da Polícia Federal REQUERER PASS...