por Wilian Delatorre

Wilian Delatorre > Agência de Turismo
Passagens Aéreas > Passagens Aéreas com Milhas>
Hotéis > Seguros > Locação de carro

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O maravilhoso e imponente Vulcão Vesúvio



Esse enigmático fenômeno da natureza chamado Vulcão há milênios surpreende algumas populações do nosso planeta. É de fato um fenômeno universal porque já foram detectados vulcões em outros planetas, exemplo disso é o Vulcão Monte Olimpo em Marte, o maior vulcão do Sistema Solar, com seus 600 km de base.



O Vesúvio é um vulcão ativo do tipo composto, que expele material em fluxo intenso. Localiza-se em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inativo havia 1500 anos. Só foram iniciadas escavações na região em 1738. Elas revelaram ruas, paredes de edifícios e até pinturas inteiras.



O Vesúvio não fica ativo desde a 2º Guerra Mundial, o que gerou um certo ar de tranquilidade na população napolitana que cercou a base do vulcão com milhares de casas e comércios. O solo enriquecido da região do Vulcão permitem um excelente cultivos de parreiras e outras frutas. Simplesmente um lugar maravilhoso, não vejo a hora de voltar.



Curiosidades

Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.



Os vulcanólogos italianos descobriram que uma rocha enorme obstrui a boca do Vesúvio, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos.

Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.



A erupção mais intensa do Vesúvio ocorreu no dia 24 de agosto de 79 d.C., quando lava quente soterrou as cidades de Pompéia e Herculano com uma camada de seis metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.



Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem superaquecida. Doze horas depois, a erupção já havia matado milhares de pessoas a lava é capaz de petrificar mais de 1.000 pessoas,como aconteceu anteriormente.